CONACEN

Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica

Temporais provocam perda de 630 MW de carga em São Paulo

Houve o desligamento de três linhas de transmissão e a desenergização da subestação Oeste

Wagner Freire, da Agência CanalEnergia, de São Paulo, Operação e Manutenção
download (1)

As fortes chuvas nas regiões entre Sorocaba e Embu-Guaçu, em São Paulo, provocaram o desligamento de três linhas de transmissão de 440 kV na tarde desta segunda-feira, 6 de junho. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a falha comprometeu a interligação que liga as subestações Oeste e Embu-Guaçu (Cteep), resultando na desenergização da SE Oeste. Com isso, houve perda de aproximadamente 630 MW de carga, afetando os clientes da distribuidora CPFL na região de Sorocaba e municípios próximos.

 

No momento da ocorrência, por volta de 15h10, também foi interrompida a alimentação em 440 kV da Companhia Brasileira de Alumínio, provocando perda de 250 MW de carga. A empresa, no entanto, conseguiu transferir parte de seus processos para serem alimentados pelo sistema de 230 kV.

 

Segundo o ONS, a CPFL trabalha em conjunto com os agentes da região na busca de restabelecer o atendimento às cargas por meio das alternativas disponíveis. Segundo informações da Cteep, há sete torres de transmissão danificadas ao longo das linhas de 440 kV Embu-Guaçu-/CBA e Embu-Guaçu/Oeste.

 

Vale lembrar que no dia 1º de junho, devido ao forte temporal no estado de São Paulo, houve a queda de 13 torres de transmissão de energia, desligando, entre outras, as linhas de transmissão de 440 kV Bauru-Oeste, circuitos 1 e 2. No último domingo, 5 de junho, as fortes chuvas e vendavais provocaram a queda de cinco torres na região de Campinas (SP). Nestes casos, devido as medidas adotadas pelo operador não houve perda de carga de consumidores, que continuaram sendo supridos pelos demais equipamentos em funcionamento.

 

Nesta tarde, a AES Eletropaulo também identificou três oscilações no Sistema Interligado Nacional: às 15h10, às 15h14 e às 15h26.  As oscilações, contudo, não geraram falta de energia na área de concessão da companhia.