CONACEN

Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica

Setor energético do Brasil atrai investidores italianos

O setor elétrico do País representa cerca de 60% de produção de energia na América do Sul
por Portal Brasil

O setor de energia no Brasil foi discutido na primeira reunião setorial de trabalho de cooperação técnica entre Brasil e Itália, nesta quinta-feira (3). O encontro tratou das oportunidades de investimentos, nos próximos anos, para empresas italianas.

Durante o encontro o secretário substituto de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Carlos Lampert, ressaltou a posição brasileira de aprofundar e manter a relação entre governo e os interesses dos potenciais investidores da Itália.

A realização de investimentos no setor elétrico brasileiro foi tema discutido esta semana entre representantes de empresas italianas e o secretário-executivo adjunto do Ministério de Minas e Energia (MME), Edvaldo Luís Risso. Também participaram da conversa representantes do Ministério da Fazenda (MF) e o chefe do Departamento Comercial da Embaixada da Itália no Brasil, Gabriele Annis. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (3).

O Setor Elétrico Brasileiro tem a capacidade instalada de 139 GW distribuídas no Brasil, com 126 mil quilômetros de linhas de transmissão, cerca de 60% de produção de energia na América do Sul.

O Brasil é referência de energia renovável com oferta de cerca de 75%. A capacidade instalada de geração de energia está distribuída em usinas: hidráulica (65,1%), eólica (4,9%), térmica (30%) e solar (0,1%). Até setembro, havia 102 linhas de transmissoras espalhadas no país. Para 2016, estão previstos três leilões de transmissão com estimativa de recursos de R$ 12,4 bilhões em empreendimentos na região Norte, Nordeste e Sudeste.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério do Planejamentode1c52b8-dccb-4908-9c6a-0db52dbdb8d2