O Diretor Técnico do Conacen, Celso Hiroshi Hayasi, participou nesta quinta-feira (02) de uma reunião técnica com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para uma discussão sobre o aprimoramento das regras aplicáveis à mini e microgeração distribuída.
A reunião foi conduzida pelo Diretor da Aneel, Hélvio Neves Guerra, com a participação da equipe técnica de assessores, André Ruelli da Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (SMA), Gustavo Mangueira Sales da Superintendência de Regulação Econômica e Estudos de Mercado (SMR), Carlos Mattar da Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição (SRD) e representantes da ABRACE, ANACE e SENACON.
Para Hayasi é muito importante o diálogo com todos os atores que possam ser afetados pela discussão da mini e microgeração distribuída.
“Estamos preocupados porque hoje nós temos uma liberação de outorgas muito maior do que a carga que nós precisamos em todo o sistema elétrico brasileiro. Precisamos estudar muito bem e abrir essa discussão com a ANEEL para que não tenhamos mais uma conta gigantesca e bilionária para os consumidores de energia.
A Presidente do Conacen, Rosimeire Costa, acrescenta: “nossa preocupação é com o mercado cativo. O consumidor que está no ambiente regulado poderá ser impactado brevemente com o reforço nas linhas de distribuição em decorrência do alto número de consumidores injetando energia nessa rede. Temos que nos debruçar sobre esse tema sob pena de comprometer o orçamento de grande parcela das famílias brasileiras”
Audiência Pública que será realizada pela Aneel na próxima semana. A Audiência que pretende levantar as principais questões urgentes a serem endereçadas na Lei 14.300 para o desenvolvimento do setor será realizada na próxima semana, em Brasília.
Fonte: Comunicação Conacen