CONACEN

Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica

Sistema óptico monitorará integridade de cabos de energia elétrica

índice
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) desenvolve uma solução inovadora, que utiliza tecnologia óptica, para monitorar a integridade física dos cabos de linhas de transmissão. O objetivo é minimizar o rompimento de cabos de energia de alta tensão em áreas com algum tipo de ocupação humana, tido como um grave problema enfrentado pelo setor elétrico.
Esse sistema óptico de monitoramento permitirá detectar se houve rompimento do cabo condutor de energia (a própria fibra óptica existente dentro dele atuará como sensor), para garantir o seu desligamento e impedir o seu religamento automático. A inovação também conta com a participação de empresas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no seu desenvolvimento.
“Com essa solução óptica integrada ao cabo será possível transmitir energia e banda larga ao mesmo tempo, desligar e evitar o religamento automático, nos casos de rompimento de cabo de linha de transmissão. Dessa forma, queremos evitar fatalidades, que podem acontecer se uma pessoa, inadvertidamente, tiver algum tipo de contato com o cabo rompido”, explicou Carlos Alexandre Meireles do Nascimento, engenheiro de tecnologia e normalização da Cemig.
Segundo o pesquisador e coordenador do projeto pelo CPqD, Danilo Cesar Dini, a intenção é oferecer um diagnóstico confiável e mais veloz do que o tempo de atuação da proteção tradicional das linhas. “Além disso, o sistema deverá ser rápido o suficiente para atuar antes do relé de proteção, evitando o religamento automático indesejável da linha de transmissão (quando o cabo estiver realmente rompido).”
O projeto também prevê o compartilhamento da fibra óptica utilizada nesse sistema de monitoramento – que utiliza a tecnologia CWDM – com sistemas de telecomunicações, especialmente para transmissão de dados. A nova solução está em teste, em escala real, na UniverCemig, localizada em Sete Lagoas (MG), nesta primeira semana de março. O objetivo desses testes de campo é a validação tecnológica do sistema. (Agência Gestão CT&I)
________________________________________________________