Por José Luiz Nobre Ribeiro, presidente Conacen
O Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen), através de seu presidente e do vice-presidente, José Luiz Nobre Ribeiro e Gilberto Pedrosa, que são também respectivamente presidentes do Conselho de Consumidores da Cemig e da Eletrobrás Piauí, estiveram presentes ao Seminário O Futuro da Relação Meio Ambiente e Setor Elétrico, promovido pelo FMASE (Fórum do Meio Ambiente no Setor Elétrico) em parceria com a Itaipu Binacional, realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Foz do Iguaçu.
Autoridades, empresários, presidentes de associações e representantes em geral do setor elétrico, dentre os quais citamos Paulo Pedrosa , Secretário Executivo do MME, representando o Ministro das Minas e Energia. Na pauta : Matriz Energética e Oportunidades para o setor; Desafios do Licenciamento Ambiental ; Gestão Social, Desenvolvimento Regional e Tecnologia compareceram ao evento.
Na ocasião foi amplamente discutido a necessidade de revisar os procedimentos de licenciamento ambiental, para os empreendimentos de geração, em parceria com as comunidades afetadas, sem comprometer a sustentabilidade ambiental, mas trazendo de volta a possibilidade de armazenamento de água para fins de geração de energia elétrica mais barata e outras finalidades importantes.
Este tema foi também abordado por Amilcar Guerreiro, Diretor da EPE, que discorreu sobre o Futuro da Matriz Elétrica X Necessidade de Energia Firme. “