Fonte: Ambiente Energia
Com um investimento de R$ 40 milhões, o Condor Santa Quitéria, conta agora com a maior usina de energia solar do Sul do Brasil. Um total de 1422 painéis instalados na cobertura da loja será responsável pela geração de mais de 50 mil kWh, equivalente ao consumo de mais de 200 famílias.
O empreendimento, que gerou 250 novos postos de trabalho, é uma das novidades da organização inteligente dos produtos, que foi estudada pelo departamento de Gerenciamento de Categoria da rede para oferecer uma experiência de compra mais prática, já que organiza a loja de acordo com as necessidades do cliente.
Segundo o presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta, o projeto de uma nova loja sempre é um desafio para a rede. “Nós estamos inovando a cada loja que construímos, sempre estamos buscando modernização e, quando pensamos em uma nova loja, procuramos superar os resultados da última. Isso nos desafia a buscar sempre o que há de mais moderno e sustentável para atender os nossos clientes e preservar o meio ambiente”.
Foi com esse ideal que a rede investiu R$ 2 milhões em uma tecnologia de geração própria de energia elétrica. Os painéis fotovoltaicos possuem células de silício que captam a irradiação solar. Com essa tecnologia, o Condor vai contribuir com a redução da emissão de 29 toneladas de CO² por ano.
Existem muitos detalhes em um projeto de uma loja do Condor, como a comunicação visual planejada para oferecer bem estar e praticidade ao cliente, que pode encontrar o setor que precisa logo ao entrar no supermercado. Outro detalhe que faz uma grande diferença é o Gerenciamento de Categoria, um termo desconhecido para muitas pessoas, mas que proporciona otimização da área de vendas e uma organização do layout da loja de acordo com o perfil dos clientes.
Além dos painéis solares, o novo Condor Santa Quitéria conta com outras tecnologias que contribuem para a preservação ambiental, como a instalação de lâmpadas LED em 100% do estabelecimento, que além de serem mais econômicas, duram três vezes mais, reduzem em 50% o consumo de energia elétrica e o descarte no meio ambiente.
Outra solução que economiza energia elétrica é o sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural. Também foram instalados na cobertura do estabelecimento os Domus Prismáticos que filtram os raios ultravioletas em até 98% e permitem a entrada da luz externa no ambiente.
O consumo de energia é reduzido ainda mais com a instalação de portas nos balcões de congelados e refrigerados que, além de manterem os produtos bem conservados, também reduzem em até 60% a carga térmica.
O Condor Santa Quitéria conta ainda com um sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários.
Condor Super Center
Com o Condor Santa Quitéria, a rede passa a contar com 44 lojas, entre super e hipermercados, em 15 cidades do Paraná, localizadas em Curitiba e Região Metropolitana, litoral, Campos Gerais e Norte do estado, e uma em Santa Catarina, na cidade de Joinville, além de uma central de distribuição com mais de 70 mil m² em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede.