CONACEN

Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica

Projeto 50 telhados instala 369 equipamentos fotovoltaicos

Iniciativa do Instituto Ideal tinha meta de instalar pelo menos 50 telhados solares em cidades brasileiras. Fortaleza e Rio de Janeiro lideraram nas instalações

 download (1)Da Agência CanalEnergia, PeD e Tecnologia

Ao longo de 2014 e 2015, o projeto 50 Telhados, uma iniciativa do Instituto Ideal para a instalação 50 sistemas fotovoltaicos de 2 kWp ou 100 kWp de potência total por cidade participante, registrou a instalação de 369 telhados fotovoltaicos no Brasil. O projeto, realizado em parceria com empresas instaladoras em 22 cidades do país, somou aproximadamente 2,38 MWp de potência instalada com geração estimada de 3,62 GWh por ano. Para o presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos, ele gerou uma competição do bem, com resultados que comprovam a disseminação do uso da tecnologia fotovoltaica, urbana por definição. Segundo ele, o projeto foi uma ferramenta de alavancagem e de ajuda na tomada de decisão pelo consumidor.

Das 22 cidades participantes, nove alcançaram a meta estipulada, sendo que a maior parte delas o fez a partir da potência total instalada. Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ) instalaram mais de 50 telhados efetivamente. Outros municípios que alcançaram a meta foram: Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santa Cruz do Sul (RS), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Luis Eduardo Magalhães (BA) e Recife (PE). Os três estados com o maior número de telhados instalados foram Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, cada um deles alcançando mais de 60 instalações FV.  Em termos de potência instalada, além desses três estados, vale destacar a Bahia, que ficou em segundo lugar seguido do Ceará.

O Projeto 50 Telhados foi executado localmente nas cidades por 15 instaladores, sendo que as empresas com o maior número de cidades foram Solar Energy do Brasil, participando em cinco cidades de diferentes estados, e Enersol Brasil, em quatro cidades da Bahia.  O maior número de instalações FV em uma única cidade foi realizado pela Satrix, com 63 telhados solares em Fortaleza, seguido da Solar Energy do Brasil, com  37 em Campo Grande e 33 no Rio de Janeiro, Solled Eficiência Energética, com 28 em Santa Cruz do Sul e Araxá Energia Solar, com 22 em Florianópolis.

O Instituto Ideal lançou o projeto em dezembro de 2013 com o intuito de divulgar a geração distribuída a partir da fonte fotovoltaica, dando assim publicidade à Resolução 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica que cria o sistema de compensação. A meta de 50 telhados fotovoltaicos de 2 kWp ou 100 kWp de potência total instalada por cidade, poderia ser alcançada individualmente pela empresa instaladora ou em conjunto com outras, em um prazo de até dois anos. O projeto teve o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ.