CONACEN

Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica

Neoenergia inicia ampliação da SE Fernão Dias

Instalação de Compensador Estático de Reativos irá reforçar estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) do Norte do país até a Região Sudeste. Obra conta com aporte de R$ 117,5 milhões

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Neoenergia iniciou neste mês as obras de ampliação da Subestação Fernão Dias (500 kV), localizada em Atibaia (SP). O empreendimento contará com a implantação de um Compensador Estático de Reativos (CER) -150/+300 MVAr, referente ao lote 20 do leilão 005 de 2016, somando investimentos de R$ 117,5 milhões.

O CER de Fernão Dias é um dos mais modernos e complexos sistema eletrônico de alta potência existente no mercado mundial de transmissão de energia elétrica. A instalação do equipamento, que teve a licença emitida pelo Ibama no final de julho, tem o objetivo de reforçar a estabilidade do escoamento de potência elétrica através do Sistema Interligado Nacional (SIN), do Norte do país até a Região Sudeste.

O gerente de Subestações da área de Transmissão da Neoenergia, Marthos Trott, explicou que a iniciativa permitirá que, em um cenário de carga pesada, a Região Norte/Nordeste exporte cerca de 12.000 MW provenientes do sistema hidrelétrico de Belo Monte para a Região Sudeste, de forma “estável e confiável, levando energia de qualidade para o maior parque industrial do país”.