Distribuidoras do Grupo destinarão R$ 63 milhões para viabilizar projetos no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais
DA AGÊNCIA CANALENERGIA
Estão abertas as inscrições para a Chamada Pública de Projetos (CPP) 2018 do Programa de Eficiência Energética das distribuidoras da CPFL Energia. No total, CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz, RGE e a RGE Sul irão destinar em conjunto R$ 63 milhões para viabilizar projetos submetidos por clientes nas classes Industrial, Residencial, Comercial, Poder Público, Serviço Público, Iluminação Pública e Rural.
A iniciativa é financiada com recursos do PEE da Aneel e tem como objetivo tornar mais transparente e democrático o processo de decisão dos projetos e obras implantadas pelo programa. O edital da chamada está disponível no site da CPFL, assim como o link para as inscrições.
“A ação estimula a participação efetiva dos nossos clientes, os quais terão a oportunidade de propor projetos que serão analisados pela nossa comissão julgadora e, se aprovados, nos ajudarão a promover o consumo consciente de energia em nossa área de atuação”, afirmou o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.
Na Chamada Pública, os projetos selecionados serão 100% pagos pelas concessionárias. Essa é uma grande vantagem para os consumidores, já que as iniciativas proporcionarão uma redução na conta de luz sem que tenha que desembolsar recursos próprios para que sejam implementados.
Entre os projetos que poderão ser submetidos estão a troca de equipamentos por modelos mais eficientes, modernização de sistemas motrizes, instalação de aquecedores solares, colocação de sistemas fotovoltaicos, modernização de sistemas de iluminação e refrigeração, entre outros.
As propostas são analisadas pela empresa em quatro fases: documental (análise dos documentos solicitados), técnica (avaliação da viabilidade do projeto), compliance (avaliação do cliente sob a ótica das leis anticorrupção) e ranking (pontuação e classificação dos projetos). O resultado da CPP é publicado no site da CPFL e, em seguida, são assinados os contratos com os clientes que elaboraram os projetos aprovados.