Por: Laíse Teixeira
A diretoria do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (CONACEN) participou entre os dias 4 e 5 deste mês, do XIX Encontro de Conselhos Consumidores da Região Norte, que aconteceu no estado de Roraima. O evento foi realizado no Aipana Plaza Hotel e o tema foi “Direito à Energia Elétrica confiável e de qualidade”.
Representando o Conacen na mesa de abertura do evento, o vice-presidente Gilberto Pedrosa, informou que o foco do evento foi o custo e a qualidade de energia oferecida aos usuários. “Todos sabem que o alto custo da energia é resultante do excesso de tributos cobrados pelos governos, em todas as esferas. No caso dos municípios é a taxa de iluminação pública, nos estados está à questão dos valores do ICMS”, falou Pedrosa.
Gilberto Pedrosa explicou que outro assunto bastante discutido e tema de uma palestra do conselheiro Carlindo Lins foi que Boa Vista é a única capital do país que não é interligada ao Sistema Interligado Nacional de energia.
Segundo Pedrosa, um tema também pautado no encontro foi à indenização que o governo federal fará as transmissoras de energia. “Que irá arcar com essa indenização que o governo dará são os consumidores”, disse o vice-presidente do Conacen.
O encontro contou com temas relevantes para o cenário energético como o “Processo e Procedimento para o Afastamento da Cobrança de ICMS nas Contas de Energia Elétrica: “Experiência do Tocantins””, a Comunicação e Aproximação para uma Boa Gestão, Iluminação Pública na Região Norte e Energia Solar.
Ao final do encontro houve a visita a usina Monte Cristo.