CONACEN

Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica

Começou, na ANEEL, encontro nacional de Conselhos de Consumidores

3º Encontro Nacional por classes dos conselhos de consumidores de energia elétrica

Foi aberto encontro_nacional-ccna última sexta-feira (29/7), na sede da ANEEL em Brasília (DF), o “III Encontro Nacional por Classes dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica”. Serão cinco reuniões com representantes das classes industrial, comercial, residencial, rural e poder público. O objetivo é promover a troca de experiências e a discussão de temas de interesse de cada segmento dos Conselhos de Consumidores.

Ao ressaltar a importância dos conselhos, Reive Barros, atual diretor-ouvidor da Agência, enumerou os principais desafios enfrentados pelo regulador: preservar o equilíbrio econômico-financeiro das concessões; promover a expansão da geração de energia elétrica; realizar a gestão dos contratos de concessão; garantir a qualidade dos serviços; e reduzir o atual cenário de judicialização do setor elétrico.

O superintendente de Mediação Administrativa Setorial da ANEEL Marcos Bragatto, abordou os temas que serão analisados a cada sessão. Na pauta dos encontros estão os aperfeiçoamentos da Resolução Normativa nº 451/2011, o impacto da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) nas tarifas de energia elétrica, e os riscos e benefícios do processo de migração dos consumidores para o Mercado Livre de Energia. Além das exposições haverá um momento aberto para o debate livre, quando os conselheiros poderão expor suas questões e necessidades. “O diálogo e a transparência caracterizam nossa atividade”, disse Bragatto.

Foram convidados, para o evento de hoje (29/7), os representantes (titulares e suplentes) da classe industrial junto aos Conselhos de Consumidores das 63 distribuidoras de energia elétrica que atuam no país. Em agosto, os eventos contarão com a participação dos representantes das classes: comercial (5), residencial (9), rural (16) e poder público (19).