Investimento chegou a R$ 12,3 milhões em tecnologia e inovação para aumentar a qualidade do fornecimento de energia das distribuidoras do Grupo Neoenergia
DA AGÊNCIA CANALENERGIA
A Coelba inaugurou o Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes – CEGRI, que será responsável pela gestão dos serviços de infraestrutura tecnológica do sistema elétrico das quatro distribuidoras do Grupo Neoenergia: Coelba, Celpe, Cosern e Elektro.
O Centro vai gerenciar as redes e soluções de telecomunicações, automação, sistemas de tempo real e medição inteligente. Inaugurado nesta quarta-feira (26), o CEGRI contou com um investimento total de aproximadamente R$ 12,3 milhões. A iniciativa está alinhada ao processo de digitalização das redes elétricas do Grupo para torná-las mais inteligentes, melhorando o tempo de atendimento das ocorrências em campo e aumentando a qualidade do fornecimento de energia.
Localizado na sede da Coelba, em Salvador, o Centro iniciará sua operação monitorando as redes de telecomunicações das concessionárias do Nordeste. No mês de novembro, a Elektro será incorporada ao sistema, que utiliza painéis de monitoramento para o gerenciamento dos elementos conectados à rede de telecomunicações, o que irá permitir ampliar a comunicação entre equipamentos da operação como religadores, sensores inteligentes e medidores.
A inovação permite uma visão completa da rede, além da gestão em tempo real dos eventos e emissão automática de relatórios de desempenho, com a operação podendo ser feita a partir de qualquer uma das quatro distribuidoras.
De acordo com a companhia, o CEGRI possui o que há de mais moderno em gerência de Smart Grid – redes inteligentes de distribuição e transmissão de energia – para a detecção automática de falhas no sistema, com a possibilidade de prever e até mesmo evitar possíveis problemas na infraestrutura de rede das concessionárias.
“O CEGRI vai atuar em todos os equipamentos e soluções digitais das distribuidoras, proporcionando maior confiabilidade à rede elétrica e melhoria da qualidade do serviço para os nossos clientes”, avaliou Sílvio Rodrigues, gerente de Telecomunicações da Neoenergia.
A Companhia também informou que novas funcionalidades serão incorporadas ao longo de 2019, visando abranger o gerenciamento das operações digitais das empresas do Grupo.