CONACEN

Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica

Cisco quer participar da transformação digital do setor

 

Empresa busca identificar prioridades dos clientes para transformar em tecnologia

PEDRO AURÉLIO TEIXEIRA, DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Atenta ao processo de transformação digital que o setor elétrico vem passando, a Cisco tem atuado junto ao mercado para oferecer soluções que além de melhorar os aspectos operacionais dos clientes, também solucionem problemas e até aprimorem o modelo de negócios. “No processo de transformação digital, a gente não só discute tecnologia, a gente discute quais são os principais problemas do setor e ele hoje passa por desafios que a nossa matriz está em transformação”, avisa Severiano Macedo, consultor de transformação digital da Cisco para o setor de Energia.

Ele conta que o cenário com a entrada de térmicas, renováveis e geração distribuída faz com que haja a necessidade de sistemas mais inteligentes, capazes de adaptar as variações diárias. “Tem um mundo de consumidores, mas ao mesmo tempo tem um mundo de geradores de energia”, avisa. Ele não vê o país tão atrasado na sua transformação energética, mas admite que ele está atrás de outros que já estão estabelecidos na geração distribuída e no descarbonização. Macedo vê nesse atraso a vantagem para uma melhor preparação e planejamento.

Se no passado a Cisco vendia apenas tecnologia aos seus clientes, hoje ela tem a preocupação de saber quais são as prioridades deles. O passo seguinte é transformá-las em tecnologia, gerando valor. “Nosso trabalho é muito mais proativo, no sentido de entender quais são os problemas, para depois discutir tecnologia”. Segundo Macedo, há muita oferta em soluções de tecnologia, “mas é preciso ter a certeza de que ela vai ser usada pelas pessoas corretas e vai ter impacto no cliente final”.

Macedo vê as distribuidoras com um desafio maior que as outras empresas do setor, uma vez que para ele, quanto mais perto do consumidor, maior é a tarefa. As distribuidoras devem procurar entender os seus anseios. “Hoje o cliente tem dois cérebros: o biológico e o digital, que são os smartphones. Essa combinação torna o cliente muito poderoso”, ressalta. Embora o setor não seja o líder de receitas para a Cisco, a empresa tem um olhar para setor diferenciado para ele, com uma vertical de energia. “É um sistema ovo que está em transformação e tem um potencial muito grande”, frisa.

Com produtos desenvolvidos e certificados especialmente para o setor, a Cisco também lidera a padronização de tecnologias, como a das redes Mesh. A empresa é líder de uma aliança internacional em que várias distribuidoras globais participam. “Ela tem um papel de liderança forte”, conclui.