Fonte: Ambiente e Energia
A Volvo Buses e a Nanyang Technological University (NTU), em Cingapura, assinaram um acordo de cooperação em um programa de pesquisa e desenvolvimento de ônibus elétricos autônomos.
O programa é parte da iniciativa do Departamento de Transportes Terrestres de Cingapura para criar novas soluções de transporte público sustentáveis para o futuro.
Cingapura e seu Departamento de Transportes Terrestres (LTA, Land Transport Authority) são reconhecidos pelo foco no transporte público e no desenvolvimento de veículos autônomos, na tentativa de criar um ambiente urbano sustentável. Cingapura anunciou que os ônibus autônomos serão implantados em diversas áreas do país até 2022.
Para a Volvo, essa será a primeira aplicação de soluções autônomas em transporte público. A Volvo já demonstrou a tecnologia autônoma em operações de mineração, extração e lavra de pedras naturais e coleta de lixo.
“Vemos um interesse crescente em veículos elétricos e autônomos em cidades por todo o mundo. Junto com a NTU, uma das melhores universidades de tecnologia líderes do mundo, agora temos a possibilidade de testar várias soluções em condições reais dentro de uma grande cidade cujas autoridades têm grandes ambições em relação ao transporte público”, afirma Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.
A base do programa consiste em dois ônibus de 12 metros Volvo 7900 totalmente eletrificados, do mesmo tipo dos exemplares de Volvo Buses fornecidos hoje. A Volvo e a NTU criarão a solução de transporte autônoma com base na plataforma da Volvo.
Um dos ônibus elétricos autônomos será usado nas novas e avançadas instalações de teste de veículos autônomos de Cingapura, a CETRAN*. Aqui, os pesquisadores da NTU poderão, em uma área aberta, testar novas funcionalidades e estudar como o ônibus interage com outros usuários das vias em várias condições.
O segundo ônibus será usado para testes na garagem em parceria com a operadora SMRT. O objetivo é que os ônibus autônomos do futuro sejam capazes de carregar suas baterias, manobrar pela garagem até o lava-jato e estacionar, tudo de forma autônoma.
O programa de cooperação entre o LTA, a Volvo Buses e a NTU está em andamento e inicialmente durará dois anos. Os ônibus elétricos autônomos desenvolvidos em parceria chegarão a Cingapura no início de 2019. As estações de carregamento rápido baseada na interface em comum OppCharge serão fornecidas pela ABB.
*Centro de Excelência para Pesquisas e Testes de Veículos Autônomos (Centre of Excellence for Testing and Research of Autonomous Vehicles)
O Volvo 7900 elétrico autônomo
Ônibus urbano inteiramente eletrificado com dois eixos e 12 metros de comprimento e piso rebaixado. Operação silenciosa e livre de emissões, com consumo de energia 80% menor em comparação com um ônibus a diesel correspondente.
Os ônibus serão equipados com GPS e o sistema LIDAR com base em tecnologia a laser para carregamento, posicionamento e exame de área em torno do veículo. Regulagem automática de direção, troca de marchas e velocidade.
*Centre of Excellence for Testing and Research of Autonomous Vehicles